Gostosa Mania de... idéias, pensamentos, resenhas, confidências, desabafos, criações, experimentos, descobertas!!































glitters

Seu comentário é muito importante. Envie idéias e sugestões.



















sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Noite de Queijos e Vinhos

Tem coisa melhor que uma noite de queijos e vinhos??? Essa foi uma noite agradável regada a muito bate papo, queijos e vinhos, é claro!. E aí vão algumas dicas:
- Calcule a proximadamente de 200 a 300g de queijo por pessoa e de 150 a 250g de enchidos por pessoa (depende se vai ser estritamente queijos ou se vai adicionar enchidos e pães).
- Entre os queijos escolha opções entre Suave (Gouda, Minas, Edan, Estepe, Chedar), Médios (Gruyère, Brie, Emmenthal, Camembert) e Fortes (Parmesão, Provolone, Gorgonzola, Reino, Roquefort). Compre no máximo com 2 dias de antecedência e mantenha-os na geladeira retirando apenas 1 hora antes de servir. Para 10 convidados escolha 2 tipos de queijo suave, 2 tipos de médios e 2 tipos de fortes. 
- Opções de Enchidos: Presunto, Presunto Parma, Salame, Copa, Mortadela (diversos tipos), Lombo Canadense Defumado.
- A mesa deve estar arrumada como para jantar americano (na forma de buffet), mas só com pratinhos de sobremesa, garfinhos e faquinhas. Coloque também as taças para os vinhos, saleiro, pimenta-do-reino e azeite.
- Para a decoração abuse de pratos de vidros ou tábuas de madeira (se quiser um toque mais rústico), velas, e um belo arranjo com frutas (uvas, maçãs e pêras). Espalhe gardanapos que também fazem parte da decoração.
- Use frutas secas (ameixa, damasco, passas) para decorar as tábuas
- Se preferir coloque tacinhas com azeitonas e um patê ou pasta de sua preferência.
- Não esqueça dos pães. Acompanha bem, principamente os queijos mais amanteigados e cremosos como o queijo da Serra (de Portugal). Use e abuse de baguette, pão italiano, pão preto, pão integral, de centeio, nozes, parmesão, francês, italiano, pão caseiro de diversos sabores e torradas O cálculo é de 150g por pessoa fora as torradas.
- Não é necessário doce mas eu optei por servir palmieres e chocolate em barrinhas e um bolo de frutas secas.
- Sirva algumas opções diferentes de vinho e certifique-se de que haverá garrafas suficientes de cada um. O cálculo aproximado é de 1/2 garrafa por pessoa com uma reserva de 1 garrafa para cada 8 pessoas.
- Não esqueça de servir água com e sem gás e um suco de uva para os que não gostam ou não bebem vinho. Se quiser inovar opte por uma sangria.
- Coloque os queijos inteiros ou em pedaços grandes e não devem estar encostados um no outro. Coloque uma faquinha para cada tipo de queijo a fim de que não se misturem os sabores e faça sinalizadores identificando o nome do queijo.
Essa reunião foi feita com muito carinho e ficou com gostinho de quero mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!!