Gostosa Mania de... idéias, pensamentos, resenhas, confidências, desabafos, criações, experimentos, descobertas!!































glitters

Seu comentário é muito importante. Envie idéias e sugestões.



















quarta-feira, 14 de julho de 2010

Como tirar Manchas

Ihhh!!! Manchou a roupa? Nada mais chato do que ficar com aquela manchinha insistente na roupa, por isso vou postar uma informação de utilidade pública.  Minha mãe preparou um SOS para eu saber o que fazer nessas horas desesperadoras (não tenho a menor idéia de como lidar com roupas, tecidos, estofados e máquina de lavar, acredite!) Agora, era uma vez uma mancha perturbadora...
CAFÉ - Lavar com água e sabão. Se for antiga, deve ser removida com um pano molhado em glicerina (por meia hora) e depois lavar com água quente e sabão.
CERVEJA - Passe algodão com álcool sobre a mancha e depois lave com água e sabão.
CHICLETE - Esfregue uma pedra de gelo do lado avesso de onde o chiclete está grudado.
CHOCOLATE - Lavar com água e sabão. Em caso de manchas mais profundas, utilize água oxigenada.
ESMALTE UNHAS - Use acetona ou removedor. Em tecidos finos, usar água oxigenada e, em seguida, água e sabão.
FRUTAS VERMELHAS - Lavar com água e sabão. Deixar de molho numa mistura de água sanitária e espuma de sabão. Se a mancha for profunda e não sair, lave com vinagre e álcool.
GORDURAS -  molhar uma escova de roupa em uma mistura de água e amoníaco e passar sobre a mancha. Repetir a operação, desta vez, embebendo a escova em água e vinagre. Outra forma de removê-la é colocar bastante talco por muitas horas (Essa última eu recomendo, faço isso quando estou à mesa e salta um pinguinho de molho na roupa. É só polvilhar talco em cima da mancha que ele suga a gordura)
GRAXA DE SAPATOS - Normalmente sai com detergente alcalino. Se não for o suficiente, esfregar suavemente um pouco de removedor com detergente neutro no local e, em seguida, lavar.
LAMA - Se for tecido claro, lavar com água fria e depois com água misturada com vinagre. Em caso de tecido escuro, esperar que ela seque e, em seguida, limpar com escova áspera.
MOFO - Enxágue o local com 1 colher de sopa de amoníaco para cada 2 litros de água. Em manchas mais difíceis de sair deve-se deixar a peça de molho em água bem quente com sal, até que a água esfrie. Em seguida, exponha ao sol, colocando sobre a mancha suco de limão e sal, deixando por horas. Depois lave normalmente.
MOLHO TOMATE - Molhar na hora com água e, logo em seguida, colocar amido em pó, deixando secar bem. Retirar com escova.
SANGUE - Lavar o tecido com água fria. Se a mancha persistir, lavar novamente com uma mistura de água fria, sal de cozinha e 5% de amônia. Outra opção é lavar com água fria e, em seguida, repetir o processo usando água oxigenada.
SUOR - Lave o local com uma solução de álcool e amoníaco. Depois, limpe com água quente e deixe secar à sombra. Não use cloro, pois a substância pode endurecer e enfraquecer a fibra do tecido. Para manchas leves pode-se ainda passar sabão seco no local manchado antes de molhar o tecido, deixando agir por algum tempo e depois lavar normalmente. Se o caso for mais grave, exponha a parte manchada ao sol enquanto está com o sabão.
TINTA CABELO - Remover a mancha com uma mistura de ácido nítrico e ácido oxálico em partes iguais.
TINTA CANETA - Esfregue a mancha com álcool, tomando cuidado para não desbotar o tecido.
TINTA PAREDE - Deixar de molho em aguarrás. Se a mancha for recente ela sai com querosene, gasolina ou benzina.
VELA - Retire o excesso esfregando com o lado cego de uma faca. Depois, coloque a mancha entre dois mata borrões, passando por cima de uma ferro quente.
VINHO - Lave o tecido e, em seguida, deixe-o de molho com uma mistura de água quente, sabão em pó e detergente alcalino. Você pode ainda polvilhar, na hora em que o vinho foi derramado, bastante sal ou espremer suco de limão. Outra saída é esfregar a mancha de vinho tinto com vinho branco e, depois, lavar com água e sabão.
FERRO DE PASSAR - Manchas suaves devem ser molhadas com água pura e expostas ao sol. Em caso de manchas mais acentuadas, coloque o tecido sobre uma toalha felpuda e esfregue um chumaço de algodão com água oxigenada 10 volumes. Em seguida, lave com água pura. Esfregue maisena e deixe ao sol por algumas horas.
ALGODÃO - Para tirar o encardido e o amarelo das roupas brancas de algodão, uma boa dica é fervê-las, acrescentando um pouco de suco de limão na água da fervura. Outra opção é mergulhar um saquinho de cascas de ovos esmagadas na água que for usar para ensaboar.
ENCARDIDAS - Para lavar roupas muito sujas de qualquer tecido ou clareá-las, a dica é ter em casa um preparo infalível para deixar de molho: em 4 litros de água quente dissolva 1/2 kg de sabão em pó e 1/2 kg de bórax (borato de sódio, à venda em farmácias de manipulação), misturando muito bem. quando esfriar, distribua em garrafas plásticas e guarde-as tampadas. Para cada tanque, use 1 xícara de chá bem cheia. Para a máquina de lavar, meça 3/4 de xícara de chá.
CAMISAS - Antes de lavar, esfregue os punhos e as golas encardidos com um pedaço de sabão de coco enxuto. Deixe por alguns minutos. Mergulhe, de uma vez, na água com sabão em pó e lave como de costume.
ESTAMPADOS - Para evitar que percam a cor ou manchem, junte sal e vinagre à última água de enxaguar. Se, ao colocar para secar um tecido listrado ou estampado de fundo branco, ele manchou ou desbotou, faça o seguinte: leve à água novamente, enxágue várias vezes e acrescente à última água 3 colheres (sopa) de vinagre. Aperte o tecido entre dois panos secos e deixe secar à sombra. Passe a ferro quando ainda estiver úmido.
Dicas especiais para Lã:
GORDURA - Elas saem facilmente com uma solução de água bem salgada e amoníaco. Pode-se também esfregar sobre elas a metade de uma batata cozida bem quente, deixando agir por alguns minutos. Repita a operação até a mancha sair completamente.
ÓLEO - Esfregue com éter até a mancha sair. Lembre-se de colocar um pano ou papel por baixo para que absorva o líquido ou a gordura.
SUOR - As manchas de transpiração podem ser eliminadas se derramar sobre elas uma mistura de água fervente com um pouquinho de amoníaco, depois lave normalmente.
OUTRAS - Coloque a peça sob o sol ainda seca. Depois escove as manchas, com cuidado, com álcool, benzina ou fuido de isqueiro. Se não saírem, passe uma solução de 1 colher (sopa) de amoníaco para 1 litro de água.
Cuidado, orientações ainda não testadas na sua totalidade. Essas informações foram retiradas de diversas revistas e não temos nenhuma garantia ou comprovação da eficácia de todas essas recomendações. Sugiro também testar antes num pedaço pequeno de tecido para evitar danos e/ou prejuízos.

Um comentário:

  1. Adorei! Já está nos meus arquivos!
    A receita de talco na gordura já uso tem um tempão! é boa, né?
    Beijo

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário!!