Gostosa Mania de... idéias, pensamentos, resenhas, confidências, desabafos, criações, experimentos, descobertas!!































glitters

Seu comentário é muito importante. Envie idéias e sugestões.



















quarta-feira, 30 de junho de 2010

Planejando um Jantar - Parte I

 O planejamento de um jantar pode levar alguns minutos ou até horas, dependendo da importância e do número de convidados. Em primeiro lugar, defina quantas pessoas vai convidar. Faça uma lista com os nomes dos convidados. A partir daí leve me consideração os seguintes aspectos:

Bebidas:
Pegue a lista de convidados e anote ao lado do nome de cada convidado o que você acha que cada um vai tomar : Refrigerante, Cerveja ou Vinho. Some as quantidades de pessoas para cada uma das três bebidas e calcule a quantidade necessária:
              Vinho - uma garrafa de vinho serve 2 pessoas, calcule a quantidade de garrafas dividindo o número de pessoas por 2 e adicione uma garrafa de segurança
               Cerveja - Cada pessoa consome 3 latas de cerveja, calcule a quantidade de latas multiplicando o número de pessoas por 3 e adicione 4 latas de cerveja por segurança.
               Refrigerante - Cada garrafa de refrigerante (2 litros) serve 4 pessoas, divida a quantidade de pessoas por 4 e adcione uma garrafa de 2 litros por segurança.
               Água - Cada garrafa de água mineral de 2 litros serve 4 pessoas. Calcule dividindo o número de pessoas que tomam vinho e refrigerante por 4.

Tipo de Jantar: 
Um Jantar sofisticado com Aperitivo, Entrada, Primeiro e Segundo pratos e Sobremesa.  ou Um Jantar fino com uma entrada, um prato e a sobremesa ou Um Jantar somente com alguns aperitivos, o prato principal e a sobremesa.

Tipo de Serviço:
              O Serviço Inglês, ou jantar a inglesa, é feito necessariamente com garçons, e típico de restaurantes, onde garçom vem com o prato pronto e serve cada um dos convidados à mesa.

              O Serviço Francês, ou jantar a francesa, os pratos são colocados a mesa e os convidados se servem. Na versão mais sofisticada, são sequências de entradas, pratos e sobremesa que são servidos a mesa, e retirados antes do próximo prato.
             O Serviço Americano, os pratos já vem da cozinha prontos e servidos, sendo que em geral elabora-se mais esteticamente o prato. Também cabe a sucessão de pratos.
             O Serviço de Buffet, tudo fica em um lugar e as pessoas se levantam para se servir, e voltam à mesa.

Tipo de Comida:
Uma boa saída se você não conhece bem os convidados é separar o prato principal em salada, carne e massa, ou salada, peixe e massa, ou salada, peixe e risoto. Combinações assim permitem que qualquer um esteja bem servido. Só faça um jantar de prato único se for uma comida que agrade a maioria das pessoas (como um estrogonofe de carne, por exemplo) e se conhecer os hábitos de todos os seus convidados.
o Faça uma lista com todos os pratos, a sequência e as quantidades.

o Pegue a lista de ingredientes de cada prato e calcule o que precisa comprar para cada receita.
o Calcule o tempo necessário para cada receita e imagine se é possível fazer tudo antes dos convidados chegarem.

o Se algo for ser feito na hora, deixe todos os ingredientes limpos, cortados e prontos para serem usados, separados em recipientes de plástico, para agilizar o trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!!