Gostosa Mania de... idéias, pensamentos, resenhas, confidências, desabafos, criações, experimentos, descobertas!!































glitters

Seu comentário é muito importante. Envie idéias e sugestões.



















sexta-feira, 11 de junho de 2010

Leitão à Bairrada (gostosuras de Portugal)

Nada melhor que comer e aí está um dos meus grandes pecados!!! O pior são os quilinhos extras que não querem me largar. rsrsr Aí vai uma receita muito saborosa que ficou com gostinho de "quero mais".
Primeiro compre um leitão (tem que ser novinho) fresquinho. Na véspera, pela manhã, deixe-o numa bacia (ou balde) coberto com água e uns 5 limões cortados.  No fim da tarde, tire da bacia e ponha pendurado para escorrer bem a água.
Para um leitão com aproximadamente 8,5 Kg prepare o seguinte tempero: misture e pise bem 2 cabeças grandes de alho, 1 pacote de pimenta do reino, 3 colheres (sopa) de sal bem cheias e 1/2 kg de banha.
À noite espalhe esse tempero por dentro do leitão e lambuze também por fora. Deixe-o descansando numa assadeira até o dia seguinte.
No dia "D" acenda o forno à lenha umas 4 horas antes de colocar o leitão, que será assado apenas com o calor das brasas (nada de chamas).
Pegue uma vara de madeira comprida e ponha pra esquentar em alta temperatura (apenas para secar a resina da madeira), sem deixar queimar. Espete o leitão com essa vara e costure a barriga com uma linha de crochê dobrada ao meio e uma agulha grossa (tipo de fazer tapete).
Coloque o espeto com o leitão no forno à lenha e depois de mais ou menos duas horas, retire o leitão e regue-o com vinho branco, retornando o leitão novamente ao forno. O tempo de cozimento foi de aproximadamente 3 horas.
Não esqueça de ir virando o leitão para ir tostando por igual. Como o forno era pequeno, não foi possível virá-lo e a pele acabou queimando, mas foi superficialmente. Retire quando a pele estiver bem dourada e crocante. Agora é só destrinchá-lo e comer acompanhado de batata frita ou cozida e saladinha.
Esse leitão não foi regado com o vinho branco pela dificuldade de manuseá-lo dentro do forno pequeno e ficou igualmente divino. Merece bis!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!!