Gostosa Mania de... idéias, pensamentos, resenhas, confidências, desabafos, criações, experimentos, descobertas!!































glitters

Seu comentário é muito importante. Envie idéias e sugestões.



















sábado, 31 de julho de 2010

Xô urucubaca

Preciso desabafar... Desde quinta estou a ponto de explodir com várias situações chatas que aconteceram: primeiro fiquei presa na porta giratória do banco e mesmo me despojando de vários objetos que estavam dentro da bolsa, só permitiram a minha entrada depois do segurança revistar minha bolsa e nenhum funcionário dessa agência se dignou se aproximar para entender a situação ou sugerir uma solução diante do estardalhaço que fiz (é, tem vezes que é preciso sair de cima de salto e perder o "gramour"). Foi um total descaso, falta de respeito e abuso de poder (neste útimo caso dos seguranças que não são preparados e abusam do poder que lhes é conferido). Me senti totalmente impotente e resolvi prestar queixa no Juizado Especial Federal. Lá, fui atendida por uma estagiária que tratou o assunto de forma jocosa, foi arrogante e se mostrou bastante descrente na Justiça, me dizendo que se fosse ela não moveria essa ação pois não iria dar em nada. Mostrou total descompromisso e falta de profissionalismo. Acreditem, está prestes a se formar em direito. Nesse mesmo dia, num restaurante, fiz o pedido de uma pizza e escolhi 3 sabores. Falei duas vezes os sabores e ainda confirmei que eram 3. Dá para acreditar que vieram apenas 2? E o garçom ainda disse que anotou certo e que houve certa confusão da nossa parte pois estávamos na dúvida dos sabores na hora da escolha. Fui certeira quando ele perguntou os sabores, nem titubeei na resposta e ainda tive que ouvir isso. Mas não parou por aí, ainda tive probleminhas de erro funcional num outro banco ao pagar contas, de falta de sistema num grande supermercado, na tentativa sem sucesso de pagar outra conta e na tentativa sem sucesso de conseguir falar com minha médica. Era dia de atendimento dela na clínica e depois de falar com mil e uma pessoas só sabiam dizer que o ramal dela não atendia e ninguém sabia se ela ainda estava lá (para quê existe computador, sistema, etc?) e não havia forma de deixar um simples recadinho. Só aí foram mais de 40 minutos ao telefone para nada (nesse momento estava no centro da cidade por conta de uma Audiência  na qual sou testemunha e a tal audiência não ocorreu, pela terceira vez!). Daí fui "voando" para a tal clínica (que por sinal odeio) e a médica ainda foi deselegante e dificultou a entrega de um relatório que é algo a que tenho direito.Numa loja de marca, pedi para a atendente embalar direitinho uma blusa que era para presente e ela conseguiu colocar o papel de seda de qualquer jeito e empurrou a blusa dentro da embalagem de forma que deve ter ficado toda tronxa (não consegui descobrir no google se é com "x" ou "ch", então vai no uni dune tê). Para relaxar, marquei um encontro no fim da tarde de ontem com umas amigas numa doceria e elas conseguiram entender tudo errado e o encontro furou. Tem dias que dá vontade de hibernar e só acordar depois que a nuvem negra passar... Óh céus!!!

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Idéias para Arranjos de mesa

Mais umas idéias legais para enfeites de mesa encontradas na internet:



segunda-feira, 26 de julho de 2010

Arranjos comestíveis



Veja o passo-a-passo no vídeo abaixo:


Gelo surpresa

Já pensou em decorar o gelo que irá servir nas bebidas? Dá para soltar a imaginação colocando por exemplo, frutas frescas, folhas de hortelã, pedaços de gengibre ou tiras de raspas de cítricos em cubas de gelo vazias, completar com água filtrada e colocar para congelar. O chá gelado e a limonada (ou outra bebida de sua preferência) ficarão ainda mais convidativos!!

Água Saborizada

Experimente colocar na jarra de água um raminho de hortelã. Além de dar aquela incrementada na simples aguinha, fica bem chique. Nas minhas vasculhadas pela internet encontrei outras sugestões como colocar na jarra de água fatias finas de limão, tiras grandes de casca de laranja e raminhos de alecrim suavemente esmagados, ou ainda, gengibre em fatias, tiras de pepino super fininhas e raminhos de hortelã. A dica é deixar na água por aproximadamente 1 hora antes de servir.

domingo, 25 de julho de 2010

Fraldinha cortada em tiras

Tinha uma peça de fraldinha no congelador e não sabia o que fazer. Não estava a fim de abrir as mil e uma revistas de receitas e acabei achando uma receitinha gostosa e rapidinha na net: Corte um pedaço de fraldinha em tirinhas finas e passe na farinha de trigo. Coloque 1 colher (sopa) de azeite ou óleo numa panela funda e quando estiver bem quente jogue 1cebola média cortada em rodelas e 1 tablete de caldo de carne. Vá mexendo até a cebola ficar transparente. Aí jogue a carne na panela e deixe fritar bem sem mexer muito. Acrescente 1 colher (sopa) de molho shoyu e 1 colher (sopa) de molho inglês e mexa bem. Espere o molho engrossar. Confira o sal (cuidado que os molhos já são salgados). Se quiser, coloque um pouco de bacon em cubinhos para fritar junto com a carne e pode ainda colocar cheiro verde no fim.
Obs.: Se a carne grudar muito na panela acrescente um pouco mais de azeite (ou óleo) ou até um pouquinho de água.

Chá de Cozinha

Ontem foi o Chá de Cozinha de Karina. Tudo no capricho! Saladinhas  m a r a v i l h o s a s, massas, vinhos... mamma mia! Bem ao estilo italiano. O enfeite das mesas foi bastante original aproveitando garrafas de vinho e as lembrancinhas foram garrafinhas com azeite. Muito fofo e delicioso!!

sábado, 24 de julho de 2010

Sunomono

Wilka, minha amigona, mandou uma dica interessante para os amantes da culinária japonesa (e também para os simpatizantes). So site Sashimi Secret tem uma receita de Sunomono (salada de pepino adocicada) prática e simples de fazer (o tipo de receita que adoro). Sunomono são “coisas de vinagre”, uma saladinha japonesa servida fria em pequenas porções. Aí vai a receitinha:

Corte 2 pepinos japoneses em fatias bem fininhas e coloque de molho em 1xícara de água e 1 colher (sopa) de sal por 15 minutos. Escorra bem os pepinos e acrescente 1 colher (sopa) de açúcar, 1/4 xícara de vinagre de arroz (ela usou o vinagre de maçã) e 2 colheres de sopa de gergelim (natural ou o preto). Se quiser um sabor mais pronunciado do gergelim, acrescente algumas gotas de óleo de gergelim sobre a salada pronta.
Para acompanhar ela comprou uns temakis e se lambuzou. Miga, tenho que ir provar essas suas experiências culinárias!! Valeu pela dica! Amei!! Ah! A fotinha é do Sashimi Secret.


sexta-feira, 23 de julho de 2010

Porta Chapinha

Não preciso nem dizer que foi amor à primeira vista. Além de proteger a chapinha é ótimo para levar em viagens. E pensando bem, naqueles dias que a gente se sente um lixo ele dá um mega incentivo pois é só ler as palavrinhas mágicas: elegante, formosa, linda, perfeita, deusa, charmosa... e fica tudo resolvido! rsrsrsrsss Esse eu comprei numa lojinha super legal chamada "Algo Mais" no Shoping Pituba Sol e custou algo entre R$20,00 e R$30,00.

Voa voa abelhinha

Agora em Portugal está uma febre esses enfeites movidos a energia solar. Foi Mamy que me trouxe mais essa fofura! (Não disse que ela veio com as malas abarrotadas? hi hi hi)

Caixa de maquiagem que vira porta jóias

Esse foi mais um mimo que ganhei. Dessa vez foi a Tia Mina que mandou. Essa maletinha veio recheda de maquiagem, pincéis e prendedores de cabelo e ela é um porta jóias. De quebra, ainda veio uma agendinha fofa! (para quem acha que também veio de Portugal, nã não! Essa foi comprada nos EUA, chique toda!)

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Guardanapos = Mais artesanato

Mais um monte de guardanapinhos para meu artesanato. Cada um mais lindo que o outro. Esses também vieram de Portugal. Mamy, a prima Cristina e a prima Piedade ajudaram nessa coletânea. Agora é mãos à obra! Yuuppiiiiii

Portugal: mil e uma utilidades

Essas forminhas de silicone são o máximo. Uma vez tive sérios problemas ao desenformar uma torta de uma forma inglesa (ô coisa chata quando se faz tudo certo e no fim, na hora de desenformar, se espatifa tudo!). Mamy lembou e trouxe forma retangular e forminhas de empada de silicone. Agora só falta estrear!!
Como minhas panelas são de inox, quando a panela está no fogo, as alças ficam muito quentes e se vacilo queimo as mãos (a tramontina pecou feio em não colocar outro tipo de alça nessas panelas. Não fazem teste não antes de lançar um produto?) Aí veio outra novidade super prática: pega panelas de silicone. Lá tem um monte de coisas legais e práticas. Uma loucura!

Presentinhos vindos da terrinha

Olha que lindinho esse candeeiro que a Nela me mandou lá de Portugal. Adoro velas e não precisa nem dizer que amei! Nela, vc acertou em cheio. Olha como ficou chique!!
E para completar, ainda mandou também um lenço muito fofo. Vou arrasar!!!
Barriga de Freira, Filhoses, Arroz Doce, Aletria, Papos de Anjo, Pastéis Santa Clara... são algumas das delícias da terrinha que estão no livro que ganhei da Tia Solange. Hummm deu água na boca! É meu primeiro livro de culinária Portuguesa. Obrigadinha Tia!
E por falar em livro, olha só que legal esse suporte para livro que Mamy trouxe de lá. Agora fica mais fácil ler as receitas sem correr o risco de sujar o livro ou caderno.
Ai que luxo!!!! (Tô metida mesmo!! rsrsrsrrsrsr)

terça-feira, 20 de julho de 2010

domingo, 18 de julho de 2010

Para Refletir




"Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível."                 



 Mahatma Gandhi

Blusas Pintadas da Tia Vitória

Outra artista que vou falar hoje é a Tia Vitória (tia do meu maridinho e minha tia também, oras bolas). Ela pinta blusas e está arrasando. Cada uma mais linda que a outra! A regata que tem o rosto da mulata me encantou e já foi para o meu armário (nós mulheres temos a imensa habilidade de comprar "aquela" roupa que será perfeita para usar em tal lugar rsrsrsr). Quem quiser ver os modelos ou encomendar é só ligar (71) 8880-7153.   Ah! E o melhor é que além de lindas, têm precinho camarada!

Caixa sem divisórias

Apresento a Mimi

Mamy chegou de Portugal e (para variar) as malas vieram abarrotadas, sempre a promessa de  não viajar parecendo parecendo uma "camela" e sempre as tentações falam mais alto! rsrsrsssss O bom é que chegam vários presentinhos e novidades que vou mostrando aos poucos. Uma fofura que ganhei foi um descansador de punho. A "Mimi" é a minha mais nova companheira e protetora dos punhos "bichados". hi hi hi

sábado, 17 de julho de 2010

Ausência

É pessoal, estou ausente por uma indisposição danada que apareceu na quinta à tarde. Fiquei de molho estes dias e, com a ajuda de "São Tylenol", espero logo logo estar 100% para poder postar mil novidades. Até breve! Ai! Ui!

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Como tirar Manchas

Ihhh!!! Manchou a roupa? Nada mais chato do que ficar com aquela manchinha insistente na roupa, por isso vou postar uma informação de utilidade pública.  Minha mãe preparou um SOS para eu saber o que fazer nessas horas desesperadoras (não tenho a menor idéia de como lidar com roupas, tecidos, estofados e máquina de lavar, acredite!) Agora, era uma vez uma mancha perturbadora...
CAFÉ - Lavar com água e sabão. Se for antiga, deve ser removida com um pano molhado em glicerina (por meia hora) e depois lavar com água quente e sabão.
CERVEJA - Passe algodão com álcool sobre a mancha e depois lave com água e sabão.
CHICLETE - Esfregue uma pedra de gelo do lado avesso de onde o chiclete está grudado.
CHOCOLATE - Lavar com água e sabão. Em caso de manchas mais profundas, utilize água oxigenada.
ESMALTE UNHAS - Use acetona ou removedor. Em tecidos finos, usar água oxigenada e, em seguida, água e sabão.
FRUTAS VERMELHAS - Lavar com água e sabão. Deixar de molho numa mistura de água sanitária e espuma de sabão. Se a mancha for profunda e não sair, lave com vinagre e álcool.
GORDURAS -  molhar uma escova de roupa em uma mistura de água e amoníaco e passar sobre a mancha. Repetir a operação, desta vez, embebendo a escova em água e vinagre. Outra forma de removê-la é colocar bastante talco por muitas horas (Essa última eu recomendo, faço isso quando estou à mesa e salta um pinguinho de molho na roupa. É só polvilhar talco em cima da mancha que ele suga a gordura)
GRAXA DE SAPATOS - Normalmente sai com detergente alcalino. Se não for o suficiente, esfregar suavemente um pouco de removedor com detergente neutro no local e, em seguida, lavar.
LAMA - Se for tecido claro, lavar com água fria e depois com água misturada com vinagre. Em caso de tecido escuro, esperar que ela seque e, em seguida, limpar com escova áspera.
MOFO - Enxágue o local com 1 colher de sopa de amoníaco para cada 2 litros de água. Em manchas mais difíceis de sair deve-se deixar a peça de molho em água bem quente com sal, até que a água esfrie. Em seguida, exponha ao sol, colocando sobre a mancha suco de limão e sal, deixando por horas. Depois lave normalmente.
MOLHO TOMATE - Molhar na hora com água e, logo em seguida, colocar amido em pó, deixando secar bem. Retirar com escova.
SANGUE - Lavar o tecido com água fria. Se a mancha persistir, lavar novamente com uma mistura de água fria, sal de cozinha e 5% de amônia. Outra opção é lavar com água fria e, em seguida, repetir o processo usando água oxigenada.
SUOR - Lave o local com uma solução de álcool e amoníaco. Depois, limpe com água quente e deixe secar à sombra. Não use cloro, pois a substância pode endurecer e enfraquecer a fibra do tecido. Para manchas leves pode-se ainda passar sabão seco no local manchado antes de molhar o tecido, deixando agir por algum tempo e depois lavar normalmente. Se o caso for mais grave, exponha a parte manchada ao sol enquanto está com o sabão.
TINTA CABELO - Remover a mancha com uma mistura de ácido nítrico e ácido oxálico em partes iguais.
TINTA CANETA - Esfregue a mancha com álcool, tomando cuidado para não desbotar o tecido.
TINTA PAREDE - Deixar de molho em aguarrás. Se a mancha for recente ela sai com querosene, gasolina ou benzina.
VELA - Retire o excesso esfregando com o lado cego de uma faca. Depois, coloque a mancha entre dois mata borrões, passando por cima de uma ferro quente.
VINHO - Lave o tecido e, em seguida, deixe-o de molho com uma mistura de água quente, sabão em pó e detergente alcalino. Você pode ainda polvilhar, na hora em que o vinho foi derramado, bastante sal ou espremer suco de limão. Outra saída é esfregar a mancha de vinho tinto com vinho branco e, depois, lavar com água e sabão.
FERRO DE PASSAR - Manchas suaves devem ser molhadas com água pura e expostas ao sol. Em caso de manchas mais acentuadas, coloque o tecido sobre uma toalha felpuda e esfregue um chumaço de algodão com água oxigenada 10 volumes. Em seguida, lave com água pura. Esfregue maisena e deixe ao sol por algumas horas.
ALGODÃO - Para tirar o encardido e o amarelo das roupas brancas de algodão, uma boa dica é fervê-las, acrescentando um pouco de suco de limão na água da fervura. Outra opção é mergulhar um saquinho de cascas de ovos esmagadas na água que for usar para ensaboar.
ENCARDIDAS - Para lavar roupas muito sujas de qualquer tecido ou clareá-las, a dica é ter em casa um preparo infalível para deixar de molho: em 4 litros de água quente dissolva 1/2 kg de sabão em pó e 1/2 kg de bórax (borato de sódio, à venda em farmácias de manipulação), misturando muito bem. quando esfriar, distribua em garrafas plásticas e guarde-as tampadas. Para cada tanque, use 1 xícara de chá bem cheia. Para a máquina de lavar, meça 3/4 de xícara de chá.
CAMISAS - Antes de lavar, esfregue os punhos e as golas encardidos com um pedaço de sabão de coco enxuto. Deixe por alguns minutos. Mergulhe, de uma vez, na água com sabão em pó e lave como de costume.
ESTAMPADOS - Para evitar que percam a cor ou manchem, junte sal e vinagre à última água de enxaguar. Se, ao colocar para secar um tecido listrado ou estampado de fundo branco, ele manchou ou desbotou, faça o seguinte: leve à água novamente, enxágue várias vezes e acrescente à última água 3 colheres (sopa) de vinagre. Aperte o tecido entre dois panos secos e deixe secar à sombra. Passe a ferro quando ainda estiver úmido.
Dicas especiais para Lã:
GORDURA - Elas saem facilmente com uma solução de água bem salgada e amoníaco. Pode-se também esfregar sobre elas a metade de uma batata cozida bem quente, deixando agir por alguns minutos. Repita a operação até a mancha sair completamente.
ÓLEO - Esfregue com éter até a mancha sair. Lembre-se de colocar um pano ou papel por baixo para que absorva o líquido ou a gordura.
SUOR - As manchas de transpiração podem ser eliminadas se derramar sobre elas uma mistura de água fervente com um pouquinho de amoníaco, depois lave normalmente.
OUTRAS - Coloque a peça sob o sol ainda seca. Depois escove as manchas, com cuidado, com álcool, benzina ou fuido de isqueiro. Se não saírem, passe uma solução de 1 colher (sopa) de amoníaco para 1 litro de água.
Cuidado, orientações ainda não testadas na sua totalidade. Essas informações foram retiradas de diversas revistas e não temos nenhuma garantia ou comprovação da eficácia de todas essas recomendações. Sugiro também testar antes num pedaço pequeno de tecido para evitar danos e/ou prejuízos.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Falso escondidinho de carne seca com abóbora

A abóboras da fazenda do meu padrinho ainda rendem aqui em casa, e como uma já estava bem madurinha, corri atrás de outra receitinha com abóbora. Esse escondidinho é fácil de fazer e é gostosinho embora não seja nada de tão especial. Vale a pena experimentar. Para isso, cozinhe e desfie 1 1/2 kg  de carne seca dessalgada. Coloque óleo em uma panela, frite 5 dentes de alho amassados e 2 cebolas médias fatiadas, adicione a carne seca. Cozinhe por 10 minutos, adicione salsinha a gosto e reserve. Cozinhe pouco mais de 1 kg de abóbora cortada em cubos em água com sal. Após cozida, amasse como um purê (usei varinha mágica para não ficar nenhum pedacinho). Frite o purê em óleo quente com 5 dentes de alho amassados. Adicione salsinha, prove o sal e reserve. Em um refratário, coloque uma camado do purê de abóbora e depois carne seca. Por cima, coloque 2 copos de requeijão cremoso. Cubra com o restante do purê. Salpique queijo ralado e leve ao forno para gratinar. Para acompanhar sirva arroz branco.
Fonte: Site Mais Você (globo.com) - Por Rosana da Silva Bandeira

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Caixa com Divisórias

Caixa com Divisórias

Caixa de Chá

Caixa com Divisórias

Caixa de Chá

SOS Plantas

Vira e mexe minhas plantinhas morrem e nunca sei se é porque coloquei pouca água ou em excesso. Recebi umas dicas que vou postar para tentar ajudar quem estiver com o mesmo problema. Uma das melhores formas de saber quantas vezes as plantas precisam ser regadas é a observação diária. Cada espécie tem uma necessidade diferente das demais e por isso não é possível criar uma regra. A localização também vai determinar uma umidade maior ou menor. Abaixo vc pode identificar se está havendo falta ou excesso de águas nas suas plantinhas:
- Falta de água:
     1) folhas murchas
     2) terra ressecada 5cm abaixo da superfície
     3) vasos ressecados com pontos esbranquiçados
     4) folhas sem brilho
     5) folhas enroladas
- Excesso de água:
     1)  pontas de folhas e brotações queimadas
     2) superfície da terra nos vasos brilhando
     3) paredes dos vasos com excessiva formação de limosidade
     4) talos enrugados e sem brilho
     5) queda de folhas verdes
Dica: plantas de folhas peludas (violetas, begônias, etc.) devem ser molhadas apenas através da terra sem que seja atingida a folhagem. As avencas, samambaias, shefleras etc. deverão ser molhadas a partir das folhas, com pulverizador, até a terra dos vasos com uso de regador.
Não é recomendável regar as plantas através da colocação de água apenas nos pratos dos vasos, pois nem sempre ocorre uma absorção satisfatória da umidade pelas raízes.
Nossas plantinhas agradecem!!

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Garimpando...

Garimpando por aí pelas minhas andanças, olha o que encontrei. Claro que não não poderia deixar de comprar e arrumei logo um lugarzinho na minha cozinha. Adoroooo essas meiguices!! Ah! esse ralador eu comprei numa lojinha do tipo tem-de-tudo em Mucugê.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Arroz à parmegiana

Quer dar uma incrementada no arroz? Aí vai uma receitinha para dar uma cara nova ao tradicional arroz: Em uma panela, em fogo médio, aqueça 1 colher (sopa) de óleo e frite 1 cebola picada e 1/2 colher (sopa) de alho picado. Adicione 1 cubo de caldo de legumes esfarelado, 2 xícaras (chá) de arroz lavado e escorrido e 4 xícaras (chá) de água quente. Tampe, cozinhe em fogo baixo por 15 minutos ou até ficar macio e reserve. Em outra panela, em fogo médio, aqueça 2 colheres (sopa) de azeite e frite 1/2 colher (sopa) de alho picado. Junte 4 tomates cortados em 4 partes e refogue por 3 minutos. Retire do fogo, bata no liquidificador e tempere com sal. Despeje na panela com o arroz e misture bem. Adicione 200g de requeijão cremoso e misture. Coloque o arroz em um refratário e cubra com mussarela (aproximadamente 2 xícaras de chá de queijo mussarela ralado). Polvilhe com o parmesão (1/2 xícara de chá de queijo parmesão ralado) e leve ao forno médio, preaquecido, por 10 minutos ou até gratinar. Sirva em seguida.
Fonte: Guia de Cozinha Nº 47 - Rendimento: 6 porções

Lagarto (Paulista) com molho italiano

Tempere com sal e pimenta um peça de lagarto também conhecido como paulista (aproximadamente 1,8kg). Em uma panela de pressão grande, aqueça 1 colher de sopa de óleo em fogo alto e doure a carne por igual. Retire a carne e reserve em uma travessa. Na mesma panela, frite 1 cebola grande picada e 2 dentes de alhgos picados por 5 minutos ou até dourar. Adicione 2 colheres de sopa de extrato de tomate e 3 tomates maduros picados e refogue por mais 2 minutos. Volte a carne à panela e despeje água fervente até cobrir. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por 1 hora após pegar pressão. Retire a pressão, abra a panela, volte ao fogo médio, tempere com sal, pimenta, orégano e azeitona (4 colheres de sopa de azeitona verde picada) e cozinhe por mais 5 minutos. Fatie a carne e sirva com molho. Testado e aprovado!!
Fonte: Fácil de Fazer Receitas Mini Nº7 - Rendimento: 6 porções

domingo, 4 de julho de 2010

Eu só quero chocolate...

Chuva, friozinho, amigos... lembra o quê? A gente lembrou logo de um fondue de chocolate. A receita ficou pastosa para o meu gosto, mas o sabor ficou bom e nos lambuzamos. Coloque uma barra de chocolate ao leite e a metade (ou pouco mais da metade) da barra de chocolate 1/2 amargo numa panela em banho maria até derreter o chocolate. Adicione 1 lata de creme de leite e se quiser 3 colheres de sopa de amarula (ou frangélico ou outro de sua preferência) e misture tudo bem. Corte frutas de sua preferência. Sugestão: maçã, banana, morango, tangerina, uva, abacaxi, mamão, melão.  Amooooooooooo!!

sábado, 3 de julho de 2010

Planejando um Jantar - Parte II

Prepare a Recepção: 

• Pegue novamente a lista de convidados e conte quantos lugares sentados você vai precisar.
• Se não tem mesas e cadeiras suficientes então alugue. Não deixe ninguém de pé ou mal acomodado.
• Verifique se o espaço é suficiente para acomodar cadeiras e mesas. Lembre-se que no início as pessoas ficam de pé e só depois sentam, então arrume espaço para todos sentados e todos em pé.
• Mas se você quer fazer um Buffet pense se os seus convidados conseguem : Levantar da mesa, pegar os pratos e talheres, se servir dos pratos e voltar para a mesa, de uma maneira confortável no espaço que você tem
• Prepare as mesas com antecedência. Ao contrário da comida, a mesa pode ficar lá prontinha por horas.
• Preparar as mesas significa colocar toalhas, guardanapos, copos, talheres, talheres para servir, garrafas de Vinho, abridores, “cooler” se for usar, balde de gelo, porta copos, palitos, galheteiro, cesta de pão e tudo mais que for necessário e que tem que estar a mão na hora do jantar.
• Se fizer algo dentro da sua casa ou apartamento, não utilize descartáveis.
• Se for comida pronta, saiba o que vai precisar além da comida, como bandejas, sopeiras, travessas, talheres para servir, e deixe tudo arrumado esperando chegarem os pratos.
• Com a mesa arrumada, verifique as toalhas, copos, pratos e talheres, para ver se falta algo ou se algo está sujo, quebrado ou feio. Se tiver duvida, troque.
• Faça a conta para pratos, talheres, copos de cada tipo de bebida que você vai servir, guardanapos, louça para servir. Se faltar alugue. Seguem sugestões de quantidades para descartáveis:


         Copos = 3 copos por pessoa  ou para cada 2 litros de refrigerante tenha 12 copinhos de 200 ml; compre 20% a mais do número de pessoas que comparecerão
        Guardanapos descartáveis = 5 a 10 guardanapos de papel por pessoas ou 10 a 15 guardanapinhos ou  500 salgadinhos use 10 pacotes de 50 unidades (válido também para copos de vidro)
        Talheres = 20% a mais do número de pessoas que comparecerão, para cada operação: entrada, refeição e sobremesas
        Pratos = 20% a mais do número de pessoas que comparecerão, para cada operação: entrada, refeição e sobremesa.
       Xícaras de café  = 30% do número de pessoas que comparecerão, nem todos tomam café.
      Gelo = 1 saco de 5kg a cada 10 pessoas. Se as bebidas forem geladas com gelo, aumente essa quantidade para 1 saco a cada 5 pessoas
      Mesas e cadeiras = 10% a mais do número de pessoas que comparecerão. Se o local não comportar todos sentados, providencie mesas e cadeiras para um máximo de 50 % dos convidados.


• Lembre que as bebidas devem estar geladas, coloque-as para gelar no dia anterior se estiver utilizando geladeira ou freezer. Coloque as bebidas para gelar 3 horas antes se estiver usando gelo. Se houver necessidade de gelar a bebida rapidamente coloque sal no gelo (mas cuidado, o gelo irá derreter mais rápido). Não esqueça do saca-rolhas e ou abridor para garrafa e balde de gelo.
• Coloque uma ou mais Jarras com água na mesa.
• Não se esqueça dos copos para água e das taças para Vinho Tinto e Vinho Branco, dos copos para cerveja, e dos copos para refrigerante. Se não tiver taças NÃO sirva vinho. Se o orçamento está apertado existem ótimas taças de vidro para Vinho.
• Se você não souber o que cada um realmente vai beber : arrume todos os copos em um aparador ou mesa a parte, distribua quando estiver servindo os aperitivos e primeiras bebidas aos convidados, deixe eles levarem os copos a mesa.
• Verifique os banheiros, deixando papéis, sabonetes e toalhas extras a vontade.
• Verifique se vai precisar aquecer algo na panela ou no forno. Isso tem que ser feito antes de servir a comida.
• Se for cozinhar separe todos os ingredientes lavados e preparados em recipientes de plástico com antecedência para só pensar em cozinhar.
• Tenha a receita a mão para tirar dúvidas.
• Se puder cozinhar algo que fica pronto esperando os convidados é mais fácil, mas se for algo como risoto, planeje quando vai sair para a cozinha e como vai voltar com os pratos.
• Lembre-se que você tem que se arrumar, assim planeje que horas vai fazer isso.
• Planeje para estar pronto e livre para seus convidados na hora marcada.
• Se for cozinhar ou esquentar comida pronta, tenha um TIMER para que a comida não queime enquanto você está conversando.
• Para os casados, o melhor conselho é, um vai pra cozinha, o outro recebe os convidados. Os dois se encontram na mesa.


Fonte: informações de diversos sites na internet e foto: getty images

Com algum atraso...

Lembram das lixas decoradas que publiquei no mês passado? Logo no dia seguinte, a Lú recebeu a revista Cláudia e adivinha o que estava numa matéria? Elas mesmas, as poderosas lixas e, desta vez, com padronagem de tigresa. Um arraso!! Demorou, mas aí vai a reportagem da revista que a  Lú me enviou. O mais engraçado é que também aconteceu isso quando ela publicou as pinças divertidas. Será que os repórteres estão fuçando nossos sites para descobrir as novidades?? rsrsrsrsrsssss

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Para Refletir

20 DICAS DE SUCESSO (Luiz Marins Filho)
01 Elogie três pessoas por dia
02 Tenha um aperto de mão firme
03 Olhe as pessoas nos olhos
04 Gaste menos do que ganha
05 Saiba perdoar a si e aos outros
06 Trate os outros como gostaria de ser tratado
07 Faça novos amigos
08 saiba guardar segredos
09 Não adie uma alegria
10 Surpreenda aqueles que você ama com presentes inesperados
11 Sorria
12 Aceite sempre uma mão estendida
13 Pague suas contas em dia
14 Não reze pra pedir coisa, reze para agradecer e pedir sabedoria e coragem
15 Dê às pessoas uma segunda chance
16 Não tome uma decisão quando estiver cansado ou nervoso
17 Respeite todas as coisa vivas, especialmente as indefesas
18 Doe o melhor de si no seu trabalho
19 Seja humilde, principalmente nas vitórias
20 Jamais prive uma pessoa de esperança.PODE SER QUE ELA SÓ TENHA ISSO.